Energia Solar para irrigação: entenda como funciona
Com grande capacidade agrícola, o Brasil está entre os maiores produtores de grãos do mundo devido aos solos férteis e ao clima bastante favorável.
Os avanços tecnológicos proporcionam ferramentas que ajudam o produtor a otimizar a produtividade e os lucros da lavoura, como, por exemplo o uso da energia solar para o bombeamento de água nas plantações.
No artigo de hoje, vamos entender melhor como funcionam os processos de irrigação e como a energia solar pode ajudar no agronegócio, tornando a produção mais eficiente. Acompanhe!
Como funciona o sistema de irrigação?
Irrigação é uma técnica que permite o desenvolvimento de plantas fora de seu ambiente original e faz com que esse crescimento não dependa das chuvas.
Assim, é possível ter uma plantação bem drenada e com a quantidade certa de água, o que garante alimentos saudáveis e de qualidade.
Existem diversos tipos de sistemas de irrigação utilizados ao redor do mundo, como:
Irrigação por aspersão
Simula a chuva natural a partir de pequenas subdivisões que levam a água até as plantas. As principais técnicas são: convencional, pivô-central e autopropelido.
Tem baixo custo com mão de obra e alta eficiência, porém, tem elevado custo inicial e pode causar danos ao solo.
Irrigação por gotejamento
Recomendada para plantações pequenas de frutas e vegetais e tem um ótimo aproveitamento da água. Esse método oferece aumento na qualidade da produção, economia de água e menor dependência do clima.
Irrigação movida à energia solar
Esse sistema dispensa o uso de combustíveis para irrigar a plantação. Painéis solares são instalados nas propriedades rurais para captar os raios de sol e transformá-los em energia para ser utilizada em diversos processos do campo.
Vantagens da irrigação movida à energia solar
O uso da energia fotovoltaica para os sistemas de irrigação oferece diversos benefícios para os produtores rurais, principalmente, em locais onde não chega eletricidade.
Muitas vezes, em lugares mais remotos, os custos com a extensão da rede ficam altos e inviáveis para o agricultor. Por isso, nesses locais, é recomendado o uso da energia solar para acionar bombas e filtros de água usados para diferentes tipos de irrigação.
A técnica pode ser usada por pequenos e grandes agricultores por ser uma alternativa mais barata, já que elimina o uso de combustíveis fósseis, que têm preços muito altos no mercado.
A economia nas contas de luz é outra vantagem oferecida pela energia solar ao produtor rural, e que pode chegar até 95%.
Além de cumprir um papel importante na redução dos impactos ambientais, a energia solar fotovoltaica no campo também permite que os produtores acessem sistemas modernos de irrigação. Dessa forma, é possível melhorar a qualidade dos produtos e a lucratividade.
Sendo assim, aderir a um sistema de irrigação movido à energia solar é resolver dois problemas de uma só vez: reduzir os gastos com energia elétrica e contribuir para um meio ambiente mais sustentável.
Quer saber mais?
Entre em contato com a nossa equipe e descubra como você pode potencializar a sua produção, utilizando uma fonte de energia 100% sustentável.
Aproveite também para solicitar um orçamento gratuito e descubra o tamanho da sua economia.
Veja Também
Qual é o valor para colocar energia solar em uma casa?
Qual é o valor para colocar energia solar em uma casa?
Qual o tempo do retorno do investimento em energia solar?
Em geral, o tempo de retorno do investimento em energia solar varia entre 4 e 7 anos.
Como fica a conta de luz após a instalação da energia solar?
A energia solar é uma ótima opção para conseguir reduzir o valor da conta de luz em até 95% e logo após a instalação do sistema você já começa a economizar.