Reduzir a conta de luz: 5 dicas para diminuir a conta de energia
Reduzir a conta de luz é um verdadeiro sonho de muita gente, especialmente quando as tarifas insistem em oscilar todo mês.
Porém, esse é um cenário que envolve a mudança de hábitos, a conscientização no consumo e implementação de ações que realmente tenham impacto na conta.
Pensando nisso, selecionamos 5 dicas rápidas para ajudar você nessa jornada. Acompanhe e boa leitura!
1. Retire da tomada equipamentos que não estão em uso
Com uma atitude simples, como retirar da tomada equipamentos não utilizados, sua conta pode reduzir drasticamente.
Claro, não estamos aqui falando para desligar a geladeira, por exemplo, mas sim outros aparelhos como televisores, filtros de água, roteadores e celulares.
Mesmo que em modo stand by, os equipamentos continuam sendo alimentados.
Um bom exemplo é o bebedouro com compressor, pois tem uma função que mantém a água gelada, isto é, toda vez que a temperatura sobe, o compressor liga e volta a gelar.
Durante a noite, esse ciclo acontece várias vezes, o que resulta no encarecimento da conta de luz, sem a real necessidade. Pense nisso!
2. Fuja do horário de pico
Embora a grande maioria das pessoas saiba que o horário de pico representa um gasto mais elevado com energia, é comum a grande utilização de equipamentos.
Logo, a alternativa é fugir do consumo nesse horário de pico. Evite banhos longos, deixe para lavar roupas depois e, sobretudo, evite o grande vilão, que é o apreciado ar-condicionado.
Portanto, de agora em diante evite fazer uso prolongado entre 18h e 21h, pois é justamente o período em que as pessoas mais consomem e que influencia na sua conta.
3. Escolha apenas equipamentos de consumo energético eficiente
Todo novo equipamento certamente vem de fábrica com o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), indicando que aquele aparelho possui um baixo e consciente consumo energético.
Com isso, sempre que possível faça a substituição de equipamentos ultrapassados, pois seu consumo tende a fugir da atual curva ideal de consumo.
4. A conscientização deve abranger todos
Um ponto muito importante, por vezes esquecido no planejamento familiar, envolve a conscientização dos integrantes da residência. Dessa forma, muito se fala em economizar, reduzir o tempo de banho, tirar aparelhos da tomada etc.
Porém, se não houver trabalho em equipe se torna complexo e inviável diminuir a conta de energia. Afinal, não basta que você faça sua parte, uma vez que o restante da família deixa de contribuir.
Daí surge a mudança de hábitos citada no início do conteúdo e, caso seja necessário, elabore metas com recompensas para atingir os resultados esperados com a colaboração de todos.
5. A energia solar é sua maior aliada para diminuir a conta
Agora, se você reunir os resultados de todos os passos anteriores irá constatar que nada se compara ao investimento em Energia Solar. Esse é o principal passo para diminuir em até 95% sua conta de luz.
A principal razão – além da alta tecnologia envolvida nos equipamentos e placas – é que o sistema fotovoltaico não se sujeita às oscilações e flutuações energéticas. Você pode se perguntar: mas quando estiver nublado ou passar horas a fio chovendo, como fica o consumo?
Nesse momento, entram em cena os créditos de energia, que é obtido quando há geração excedente, ou seja, você terá sempre um fluxo ininterrupto de energia e pagando cada dia menos.
Quer economizar de verdade na conta de energia? Então, faça sua simulação com a Pro Sun agora mesmo. Esperamos por você e até breve!
Veja Também
Qual é o valor para colocar energia solar em uma casa?
Qual é o valor para colocar energia solar em uma casa?
Qual o tempo do retorno do investimento em energia solar?
Em geral, o tempo de retorno do investimento em energia solar varia entre 4 e 7 anos.
Como fica a conta de luz após a instalação da energia solar?
A energia solar é uma ótima opção para conseguir reduzir o valor da conta de luz em até 95% e logo após a instalação do sistema você já começa a economizar.